O trabalho em equipe é fundamental para termos um excelente clima organizacional. Muitas vezes ficamos desanimados em buscar ser um bom profissional e “levar pessoas nas costas”, isso vai desde o cargo mais alto até o mais baixo dentro de uma empresa.
Fala-se muito em profissionalismo, trabalho em equipe, funcionários motivados, e parece que sempre os funcionários é que precisam mudar, e muitas vezes o erro está no “chefe”, chamo “chefe por que líder não tem essa postura. Estando o chefe ainda com uma postura de “tudo para ele” ou o funcionário com uma postura de “o meu primeiro”, ou até funcionários com postura bacana de “que tal fazer o trabalho em equipe?”
Se a equipe no geral está em um clima ruim, não haverá produtividade, pois sem estarem satisfeitas as pessoas não produzem!!!
Pessoas buscam consultoria para grupo de funcionários sem produtividade, desmotivados, cansados, chefes que não conseguem enxergar onde erraram e como fazer. Precisam entender o que é o trabalho em equipe.
Gerentes que não fazem seu papel de fato, promessas não cumpridas pelos chefes, ataques de humor, impaciência, falta de colegas para trabalhar que sobrecarregam outros. Fatores como estes e muito mais geram desmotivação em uma empresa.
Se este caso é o seu comece por uma pesquisa de clima, veja o que precisa fazer para que a empresa tenha um excelente clima, lembre-se clima bom, produtividade alta!! Maior o lucro!!
Atender as satisfações das pessoas não é passar o “comando” para elas, e sim ouvir, escutar, entender, se possível atender no que precisarem, buscando sempre o trabalho em equipe.
Poderá então ter uma equipe de fato motivada quando todos estiveram com um bom nível de satisfação por trabalharem nesta empresa.
$UCE$$O
Bom Trabalho
Jacqueline Miranda
P.S – Acho que esse material pode lhe ajudar – Manual de Pesquisa de Clima