É claro para você que um funcionário que fala mal da empresa é um funcionário insatisfeito? Então mãos-a-obra!
Primeiro vamos entender o que insatisfaz tal pessoa
Chame essa pessoa para uma conversa.
1- Primeiro diga a ela que a chamou para conversar porque gostaria de ouvir a opinião dela sobre a empresa.
2- Pergunte a ela: Você está satisfeita (o) de trabalhar nesta empresa?
3- Por quê?
4- O que aqui você mais gosta? O que mais te agrada? Ou se você encontrasse outra empresa para trabalhar do que sentiria saudades daqui?
5- O que aqui você não gosta? Do que aqui não sentiria saudades?
6- Se tivesse a oportunidade de mudar algo aqui, o que você mudaria?
E de acordo com as respostas, você vai formulando mais perguntas para chegar às insatisfações da pessoa. Mas atenção!!
Na maior parte das vezes essa tarefa não é feita diretamente pelo chefe ou proprietário, ou…. Principalmente se a pessoa que está entrevistando não for “fria” o suficiente para ouvir e responder.
Por isso muitas vezes empresas contratam gestores de RH para fazer tal pesquisa. E muitas vezes também dependendo de quem faz as perguntas o funcionário tem medo de responder.
Não importa como, mas é necessário acabar ou minimizar ao máximo as insatisfações desse funcionário. Você precisa somente dar uma satisfação a ele.
Por exemplo, vamos supor que ele quer aumento, mas não tem como, ou a empresa não pode, ou o cargo não permite, ou a qualidade dos serviços não atende… Você diga a ele isso.
“Fulano”, no momento os seus serviços não estão ainda atendendo o que a empresa espera de você, por isso não tem como aumentar o seu salário. Descreva o que a empresa espera dele e dê um tempo a ele para apresentar um excelente desempenho e assim poderem conversar sobre aumento de salário.
Tenho certeza que ele sairá muito satisfeito, mesmo não tendo alcançado o que pretendia no momento.
As pessoas só querem uma satisfação!
Bom Trabalho!!!
Jacque Miranda