Funcionário Insatisfeito “erva daninha”

funcionário insatisfeito

O funcionário insatisfeito possa ser a “erva daninha” do momento, sabia? A dificuldade de relacionamento nas empresas impulsionou o crescimento da área de gestão de pessoas. Esta dificuldade apresenta hoje o “funcionário insatisfeito”. A função do profissional de RH é desenvolver pessoas dentro das empresas, para isso é necessário ouvir, entender, assistir e gostar de ajudar.

Na maioria dos relacionamentos nas empresas, os colaboradores perderam a credibilidade nos seus líderes, nos colegas e acabam por desenvolverem insatisfações.

    Precisamos saber que as pessoas são carentes, precisam desabafar, precisam de alguém que resolva com elas seus problemas. O ideal é que cheguem no trabalho e possam conversar de maneira transparente com quem tem mais experiência e maturidade.

     Por se sentirem “ameaçadas de perder o emprego” ou mesmo por não terem confiança em seus líderes, acabam por desabafar com o colega. Esse colega está ocupando um lugar errado que seria do profissional de RH, e por que? Por que a pessoa destinada ao cargo executa todas as funções inimagináveis, menos a que de fato deveria preocupar-se atender as satisfações dos funcionários. Quando em uma empresa tem um lugar “vago” outra pessoa o ocupa e geralmente a que menos tem capacidade para ocupar, aí surge a erva daninha, o “funcionário insatisfeito”.

A erva daninha é o funcionário insatisfeito que não tem capacidade de buscar outro trabalho e vive buscando “adeptos” para os seus pensamentos. E esse grupo que chamo de “contra a maré” vai crescendo cada vez mais, quando o profissional que deveria estar gerenciando as pessoas deixa de cumprir o seu papel.

Acha ele que se “mandar pessoas embora” ou “contratar novos” resolverá o problema. Poderá resolver sim, mas se ele começar a cumprir o seu papel, pois do contrário essas pessoas novas na sua maioria também serão “contaminadas” por esse funcionário insatisfeito.

A postura ideal em resolver esse problema está em:

  1. Esteja sempre receptivo em disponibilidade para atender e conversar com todos.
  2. Tenha maturidade para dizer NÃO quando fôr preciso, não é atendendo todos os pedidos que será líder.
  3. Não deixe seu lugar de líder para outro, será que tem alguém liderando o seu grupo?
  4. Perceba se é você que está liderando ou se está sendo manipulado por alguém “bem bonzinho” .
  5. Para dar um choque e reverter o quadro comece por saber quais as insatisfações de cada um de sua equipe e veja o que pode fazer.
  6. Descubra através de uma pesquisa de clima quem é o funcionário insatisfeito na sua equipe.

Pense com carinho em uma Pesquisa de Clima, sempre dar certo comigo, assim saberá quais as insatisfações e o que poderá fazer, depois faça uma avaliação de desempenho para saber quem “fica” e quem “sai” e finalmente o “recrutamento e seleção.

Bom Trabalho

$UCE$$O

Jacqueline Miranda

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