O Clima Organizacional de uma empresa
está intimamente relacionado com a maneira que está empresa contrata seus colaboradores. Reclamações como mão de obra desqualificada, profissionais sem preparo, sem comprometimento, clima organizacional pesado…., meus funcionários não pensam, fulano é impossível de se relacionar…. São frases que escuto muito no meu dia-a-dia. Quando são profissionais que ocupam cargo de poder então, se não houver simplicidade, o cenário pesa no clima organizacional.
Como as pessoas são admitidas onde você trabalha? O primeiro e principal problema ESTÁ AÍ, indicações, avaliações somente técnicas, contratações impensadas ou entrevistas mal feitas, levam a posteriores problemas!! A “porta de entrada” é a entrada principal para a solução ou o aumento dos problemas de uma empresa. Sempre coloco isso, mas as pessoas negligenciam este fato.
Muitas vezes até são realizados processos seletivos imensos, até com infinitas dinâmicas, entrevistas, mas todas sem objetivos. Nada adianta. Vejo especialista de RH admitindo “candidatos” que “atuam” e dispensando aquele que seria “um excelente profissional”, sabe porque? Por que as pessoas subestimam o processo seletivo. Acham trabalhoso, simples… e na verdade é muito mais complexo do que você pode imaginar.
Um dos pontos importantes é que a seleção muitas
vezes fica somente por conta da competência técnica e hoje temos duas competências, a competência técnica e a competência comportamental. Você avalia a pessoa que contrata pelas duas competências? Pensa em como está o clima organizacional e como ficará após a contratação daquela pessoa?
Vejo empresas contratando profissionais somente baseado em currículos e entrevistas, e por isso não tem efeito. E você sabe porque? O currículo aceita tudo, podemos escrever nele o que tudo. Quantas vezes você pediu a comprovação de todos os documentos que estão no currículo?
Na Entrevista basta que o candidato saiba fazer um bom marketing
pessoal sobre os seus serviços, ou seja indicado por alguém, e pronto, você admite, coloca ele para trabalhar e na maioria da vezes o profissional contratado não supera as suas expectativas, além da falta lealdade, comprometimento, competência e relacionamento interpessoal.
Para que o clima organizacional esteja sempre saudável, o processo seletivo deve ser um projeto planejado e contínuo. Pense nisso, já será com certeza um grande passo para diminuir o estresse de relacionamento no ambiente de trabalho.
$uce$$o
Jacqueline Miranda