O estresse de funcionarios no trabalho é muito comum.
Como acabar com estresse de funcionarios em seu trabalho?
Na sua empresa você considera as pessoas um grupo ou uma equipe?
O grupo é um conjunto de pessoas que possuem um mesmo objetivo.A equipe é um grupo de pessoas que além de possuir um mesmo objetivo comum, possui sinergia, motivação, coesão.
Geralmente quando existe liderança existe equipe e dificilmente estresse de funcionários.
Você já se sentiu cansado de lidar com pessoas, com uma vontade enorme de mudar de ramo, ou profissão, somente por causa da dificuldade de entender e ser entendido pelos indivíduos.
Colaboradores chegando atrasado, sem comprometimento algum com seu trabalho ou com a empresa, pessoas irresponsáveis, pessoas que inventam o que é injustificável.
Nessas horas você tem vontade de jogar tudo para o alto e sair correndo… parece que não haverá solução… o desânimo, o cansaço vão tomando conta do humor e …. você conta as horas para chegar o fim de semana e fica triste quando pensa que terá que voltar e enfrentar, enfrentar, enfrentar…
A situação piora quando as pessoas percebem que são necessárias e que você não pode demiti-las.
Você também já parou para pensar que embora em quantidade menor existem pessoas que tem comprometimento, responsabilidade, que podemos contar com elas??? E é nessa hora que aparece aquele enorme desejo de “clonar” essas pessoas e fazer uma equipe inteirinha de uma mesma pessoa e acabar totalmente com o estresse de funcionarios.. Mesmo que isso fosse possível sinto dizer que essa fórmula não iria funcionar.
As pessoas são diferentes, umas são muito boas em alguns aspectos e outras em outros, isso é que traz equilíbrio.
Todo o erro não está nas pessoas. Para minimizar o estresse de funcionários, não adianta você empurrar a responsabilidade para o outro, porque não terá a solução já que não conseguimos modificar o outro. Pode tentar, mas só vai se estressar. Quantas vezes até mesmo um pai, ou filho, ou mãe damos sempre o mesmo conselho várias vezes e eles não se modificam? É a mesma coisa. Não conseguirá modificar o outro, mas não desanime tenho uma boa notícia e uma boa idéia, poderá se modificar para “aceitar melhor ou até não aceitar o outro”.
Voltando para as pessoas que trabalham conosco, vejo gerentes, empresários, supervisores, recrutando e selecionando pessoas para trabalhar na empresa que não tem a mínima afinidade com o trabalho que irá realizar, nem com quem vai liderar e nem com a empresa, é óbvio que não dará certo. As pessoas subestimam a importância de planejar um recrutamento e seleção e depois vem o estresse.
Vou dar um exemplo, vamos imaginar que você é uma bolinha da cor verde, todo o seu grupo para ser equipe serão “bolinhas verdes”. Se outra cor essas pessoas tiverem você terá que transformá-lo ou não recrutá-lo.
O manual que desenvolvi traz uma base para ajudar você a planejar o seu recrutamento e seleção e minimizar os estresses futuros.
Bom trabalho!!!