Equipe Motivada = RH Responsável
Um RH responsável é igual a uma equipe motivada.Para atuar com gestão de pessoas o profissional de RH precisará ser justo em sua análise. Mas antes de ser justo é necessário ter competência para analisar. Analisar situações e pessoas é uma responsabilidade muito grande do líder.
Muitas pessoas tem problemas em sua personalidade com o poder. Quem ocupa um cargo de liderança precisa se preocupar de como está utilizando o seu poder. Uma análise errada da postura de um funcionário, poderá acabar com sua carreira.
Motivação e o Clima Organizacional
O resultado da análise do RH vai envolver diretamente a motivação e o clima organizacional. As pessoas se dedicam em busca de reconhecimento. E o que mais acontece nas empresas atualmente, é a valorização do profissional “errado” para aquela promoção.
Analisar alguém é uma tarefa árdua na área de gestão de pessoas.
Veja as consequências de uma análise “errada”.
1- No recrutamento e seleção – poderá contratar a pessoa que não seria ideal para o cargo e para a empresa.
2- Na equipe – Poderá promover a pessoa errada e não terá uma equipe motivada, não alcançará os resultados que pretende.
3- Com cada pessoa – Poderá demitir um bom funcionário. Chamar atenção da pessoas errada.
Em minhas palestras sempre abordo o seguinte: “Um excelente vendedor nem sempre será um excelente gerente”
Para ser líder é necessário ter habilidades que o bom vendedor poderá não possuir. Por exemplo: Ter muito bem trabalhado em sua
personalidade a “rejeição”. Você tem essa questão de “ser aceito” bem trabalhada em você?
Em um caso de chefia e liderança as pessoas desejarão serem “amigas do chefe” para manipular situações em benefício próprio. Caso o “chefe” tenha problemas em ser aceito pelo grupo, atenderá e aceitará qualquer sugestão.
Dicas de RH para analisar pessoas ou situações e ter uma equipe motivada:
1- Tenha uma postura imparcial, mesmo que todo o quadro apresentado pareça o correto.
2- Levante todos os “pontos”, “aspectos positivos e negativos”
3- Não analise pelo “melhor para você”, e sim pelo “melhor para a empresa”.
4- Não analise pelo “seu ponto de vista” e sim pelo “ponto de vista
profissional”.
Uso do Poder do Líder
É fundamental que o poder esteja intimamente relacionado com a responsabilidade do líder, para que não haja injustiça no ambiente de trabalho.
A injustiça é a principal causa da desmotivação da equipe. A consequência desta desmotivação são funcionários insatisfeitos.
Avaliação de Desempenho – A Ferramenta
Para auxiliar a área de RH, desenvolvi um manual de avaliação de desempenho, que poderá ajudar o líder a ter uma análise justa de sua equipe.
$UCE$$O
Jacqueline Miranda