5 Ações Que Você Não Deve Fazer no Processo de Seleção
Quando você se depara que precisa urgentemente contratar alguém, ou precisa de alguém novo para a sua equipe, isso gera uma certa ansiedade.
E essa ansiedade sempre vem junto com a pressa, a urgência desse “novo” candidato iniciar.
Nessa pressa, 95% de chances é de recrutar a pessoas errada!!
Os especialistas buscam alguém no mercado, focados na competência. Em minhas consultoria eu não faço desta forma, eu busco pessoas para enquadrar na equipe através do comportamento e da personalidade e depois vou buscar as competências, conforme descrevo em meu Manual de Recrutamento e Seleção.
Sabe, nada adianta ter um funcionário “competente” se ele não sabe se relacionar!!
Pois sem o relacionamento ele contribuirá para um clima pesado, clima pesado desmotiva a equipe e aí…..
Então enumerei 5 ações que você não deve ter na contratação de um candidato.
- Contratar pessoas conhecidas, isso vai de família à filhos de amigos e etc. Pode ter certeza que é arrependimento na certa!! Pois as pessoas ainda são muito imaturas e não sabem separar.
- Contratar primeiro pela competência. Sem relacionamento nada adianta.
- Contratar candidatos sem saber se eles querem se desenvolver profissionalmente. Todos dizem que querem, mas é preciso investigar.
- Contratar pessoas que tem os defeitos que o chefe dele “odeia”.
- Contratar sem antes fazer os testes de personalidade e comportamento.
Eu, em todos esses anos de experiência contrato e desenvolvo muitas pessoas para todos os segmentos e áreas de uma empresa, tanto de forma presencial como também on line por Skype, isso vai de individual até grupos de funcionários de empresas. E a forma de contratação para que a empresa tenha um custo baixo é muito diferente do que a de 2 anos atrás!!
As pessoas reclamam de rotatividade, de mão-de-obra desqualificada, mas não percebem que elas não estão sabendo recrutar e desenvolver pessoas.