O 6º comportamento mais valorizado pelos executivos brasileiros é o otimismo.
Hoje está cada vez mais difícil atingir METAS! Ter resultados é a busca incessante dos líderes.
Liderar é levar o grupo a atingir as metas traçadas. Gerenciar pessoas hoje é uma das maiores dificuldades em função dos relacionamentos. Você tem a impressão que as pessoas estão “surtando” e “sem noção” o tempo inteiro.
Nos dias de hoje vem aumentando a pressão no RH por executivos na busca de pessoas otimistas.
Sabe por que? Porque a postura otimista é “irmã” da motivação. A postura otimista está ligada a arriscar, investir, buscar, vencer, sonhar… E a postura pessimista está sintonizada com quê? Acomodação, desânimo, falta de sonhos….
Você conhece algum líder pessimista? Se acha que conhece não é líder , porque não existe líder com essa característica.
Um outro motivo da busca exigente de executivos em contratar pessoas otimistas é porque uma pessoa otimista influencia outras positivamente, não é? E uma pessoa pessimista?Caramba!! O problema vai ser muito grande!!
Por isso “chefes” não gostam de “funcionários” que reclamam o tempo inteiro. Pois só veem problemas e não tem nenhuma atitude pró-ativa para sugerir mudanças, e quando recebe a informação de mudanças reclama novamente.
Qual é o seu lugar? O que tudo isso tem haver com você?
Existem 3 posturas em uma pessoa basicamente : O otimismo, o pessimismo e o influenciável, qual é a sua postura? Em reuniões de trabalho percebemos isso muito claramente. Diante de uma situação, ou apresentação de um projeto, geralmente em um grupo tem aqueles que vibram, tem aqueles que dizem “isso não vai dar certo” e tem aqueles que ficam escutando os otimistas e os pessimistas e são os influenciáveis.
Você tem otimismo, pessimismo ou é influenciável?
O primeiro passo para aprender a nos relacionar é entender a nós mesmos. A partir daí começamos a aprender a liderar.
$uce$$o
Jacque