Em primeiro lugar, para uma pessoa se comprometer de fato com outras, ou com a equipe ou com a empresa em que trabalha é preciso que ela tenha credibilidade nos resultados e nas pessoas.
Em um segundo momento, um recrutamento e seleção bem feito, pode detectar já no início se existe um nível de comprometimento e qual é esse percentual (profissionalmente).
É importante você entender que todas as habilidades existem em níveis, não é como tem comprometimento ou não tem. Tem níveis de comprometimento que vai de 0% a 100%.
Você precisa saber qual o nível de comprometimento de cada membro da sua equipe. E através de entrevistas e feedbacks saber até onde vão e porque não se comprometem mais. E ainda aproveitando o bate-papo, vale a pena, uma sondagem, como: O quê na sua opinião faria aumentar o seu comprometimento?
Segue abaixo algumas dicas para você ter seus funcionários mais comprometidos.
Entendendo que tudo começa na forma como nos relacionamos com nossos liderados.
Dica 1 – Estabeleça uma relação de confiança. Seus liderados podem acreditar em você? Seja transparente, mas com educação.
Dica 2 – Seja educado e simples, saiba tratar seu liderado. Não esqueça que ele é seu cliente interno!
Dica 3 – Planeje um ciclo de palestras falando sobre a empresa onde ele trabalha. Crie amor nele pela empresa e não repulsa. Isso é muito importante.
Dica 4 – Estabeleça nele a cultura de trabalhar “nossa” empresa! Ele precisa ver a empresa como dele também!
Dica 5 – Não prometa aquilo que não possa cumprir. Esse é um dos maiores erros em relacionamento com a equipe.
Um abraço!
Jacque Miranda