Para quem não me conhece, sou especialista em Gestão de Pessoas, e trabalho na área há mais de 15 anos em diversos segmentos. O que me traz ampla experiência é estar em empresas de diversos tamanhos e todas as áreas, pois afinal todos os lugares precisam de pessoas!! Sou pesquisadora do comportamento humano, durante todo o meu trabalho vivencio todos os tipos de situações com todos os níveis, desde operacional até alta gerência, as vivências são intensas e numerosas. Ajudo e atendo a muitas pessoas, desde funcionários, gerentes e empresários a resolverem seus problemas com a gestão de pessoas e alcançarem as suas metas. Para quem gosta de pessoas e tem competência no que faz quero informar que existe solução para problemas que parecem jamais serem resolvidos.
- POSTURA
Hoje a área de Recursos Humanos “está na moda”, vejo pessoas buscando essa área ter PODER, porque está na MODA, ou por DINHEIRO. Dinheiro, qualidade de vida é muito importante sim, mas o dinheiro é uma consequência da qualidade do trabalho que desenvolvemos. Quem busca essa área não poderá esquecer que “tem que gostar muito de pessoas e gostar de ajudar”, quando digo ajudar, é fazer o melhor para que a pessoa se desenvolva, mesmo quando temos que dar NÃO. Costumo dizer que comparar a pai e mãe com filhos, o SIM e NÃO são para educar, e mais, a pessoa que está sendo educada sente a “INTENÇÃO” do outro.
Quando buscamos o sucesso de um funcionário, caso ele queira, impossível ajudar quem não quer, todos crescem!! Esse é o grande segredo.
Portanto, para atuar nessa área é imprescindível que ter “vontade de atender ao próximo dentro das regras da empresa, paciência, firmeza, profissionalismo, e senso de justiça.
2. COMPETÊNCIA
Tudo que fazemos “como dar para fazer” não ficará excelente e sim ficará como “dar para ficar”, isso traz grandes prejuízos para todos, principalmente financeiros. Gestão de Pessoas envolve vários processos para termos êxito. O Principal deles é o ACOMPANHAMENTO, A MANUTENÇÃO.
Em gestão de pessoas precisamos estar medindo e controlando o nível de satisfação de quem trabalha na organização. São pessoas, elas só produzirão na sua capacidade máxima se estiverem motivadas para isso. Então esse é o ponto de partida, descobrir se há entusiasmo por trabalhar naquela empresa e caso contrário descobrir o que seria necessário para esse entusiasmo, mas com cuidado, não é dando tudo ou dando aumento de salário para um ou outro que motivará alguém, isso NÃO DÁ CERTO!
Tenho todo o processo através de manuais onde explico passo-a-passo como fazer, desde a pesquisa de clima, como avaliação de desempenho, recrutamento e seleção. Indico com minha experiência e você poderá comprovar que dá certo!!
Tenha Um Excelente Dia!!
$UCE$$O
Jacqueline Miranda
P.S- MANUAIS DE GESTÃO DE PESSOAS – Descubra Como Fazer a Sua Equipe Dar Certo!!