Onde Está O Gerente?

Onde está o gerente? Ter Uma Equipe de Ponta em Piloto Automático e tirar férias tranquilamente é o maior objetivo  de gestores, gerentes, supervisores, diretores.. mas, quando se trata de pessoas ???? Parece Impossível!!  E em determinadas situações perguntamos onde está o gerente?

Ontem pude vivenciar um exemplo  e vou dividir com vocês. Frequento um salão de beleza de alto nível , comecei a sentir as mudanças quando percebi que o foco do atendimento estava no funcionário e não no cliente. O que quero dizer com isso? É necessário que os funcionários estejam satisfeitos para que atendam muito bem os clientes e tragam lucro para todos!! Mas , o foco estava nos funcionários de maneira errada, ou seja, as necessidades do clientes estava em segundo plano no atendimento.

Primeiro exemplo, a televisão de 60 polegadas que o dono colocou no salão, a programação que passa é o que as manicures querem ver, o que não atende pelo valor dos serviços os interesses de programa dos clientes.

No meio do salão tem uma linda escada, onde ontem 5 profissionais estavam sentadas, com uniforme amassado, barriga de fora rindo bem alto. Fui atendida por uma pessoa que não tem a menor condição de atender, inclusive fala errado, sem uniforme. Disse que queria falar com a esteticista, ela me deixou esperando um bom tempo  até que eu desisti..

Nesse salão há algum tempo atrás tinha um profissional para elas bem “chato”, descobri que havia saído da empresa e a dona do negócio que estaria fazendo o papel de “gerente”, nunca mais vi lá.

A conclusão é, você tem dúvida que o negócio vai fechar? Você acha que é possível o dono achar que toda a equipe está excelente e não perceber o que está acontecendo?

Para que uma Equipe alcance suas metas , é necessário um líder COMPETENTE.

Vamos analisar, o que aconteceu ali é que existiam duas lideranças, a liderança que é interessante para todos os envolvidos, o crescimento da empresa e do profissionalismo  e a liderança do “pensar pequeno”, aquelas pessoas que lideram em benefício próprio, tipo reunir o maior número de colegas de trabalho a seu favor e falar mal da empresa, falar mal dos chefes, até conseguir com que um “colega” de trabalho que considera “chato” só porque é pela empresa, é profissional “saia da empresa” e esse líder negativo se sente “livre” para comandar não só o dono do negócio, como algum gerente. O que ninguém percebe é que essa pessoa não tem a menor capacidade de fazer um negócio trazer lucro e será uma questão de tempo para o barco afundar.

Independente da empresa onde uma pessoa possa estar trabalhando ela tem que tomar muito cuidado com seu profissionalismo. Se existe uma insatisfação é muito melhor sair da empresa e preservar a imagem.

PS – ESCOLHA O GERENTE CERTO!! MANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

 

Comentários